Você sabe escolher um bom peixe?

O peixe é um dos alimentos mais saudáveis que podemos encontrar na mesa do consumidor porém é um alimento que acaba se deteriorando com facilidade, saber comprar o peixe é o primeiro passo para adquirir um alimento bom e seguro.
O primeiro passo é saber sobre o estabelecimento que você esta adquirindo o produto, conhecer se este atende quesitos de higiene sanitária, saber também se esse peixe proveniente desse estabelecimento passa por uma inspeção municipal, estadual ou federal.
Nas mercadorias embaladas o selo da inspeção prova que o alimento foi inspecionado e aprovado para consumo.
Tipo de pescada, data em que foi embalado e data do vencimento são pontos importantes.
Caso o peixe esta sendo vendido em balcão de resfriamento solto sem embalagem é o direito do consumidor se informar no estabelecimento qual a origem e a procedência desse alimento.
Os maiores riscos desses alimentos expostos é a temperatura.
Pescados vendidos a granel frescos precisam estar cobertos por uma farta camada de gelo para garantir que a temperatura fique em torno de 0-5° no máximo, peixes congelados em temperatura de -18°C.
Com relação ao peixes congelados há uma prática legal que é o glaciamento dos produtos, esse processo é legal, onde as empresas adicionam uma camada de gelo aos pescados congelados com o intuito de preservar o alimento contra a desidratação e oxigenação pelo frio, o peso que consta na embalagem deve descontar a água adicionada para esses fins.
Outros aspectos fundamentais que determinam a qualidade do produto.
A consistência da carne deve ser firme, elástica com odor suave, essas características são mais percebidas nas guelras e região abdominal.
Precisa apresentar aspecto brilhante, liso, olhos convexos e brilhantes. Manchas negras em espécie como camarão e lagosta e o surgimento de coloração amarelada na pele dos peixes são indícios de podridão.

Em espécies de cor vermelha onde a coloração vermelho sangue estiver clara ou escura com aspecto pegajoso as condições para o consumo podem estar comprometidas.
O bacalhau apesar de ser conservado e ter a comercialização permitida em temperatura ambiente o ideal é que ele fique armazenado em temperatura entre 0-5°. O aparecimento de manchas avermelhadas no produto e um aumento da viscosidade, são indícios que não esta bom para o consumo.
Não tenha pressa em escolher seu alimento, pesquise e exija qualidade.

Leave a Comment